terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

...mas chamei-vos amigos...


Você já ouviu falar naquele dito que “o cachorro é o melhor amigo do homem.”
E eu concordo. Além de ter dois gatos, tenho também um cachorro, um vira-lata, por mais que eu não goste de falar que ele é um vira-lata. Como o pai dele era um Fila e a mãe vira-lata, eu sempre falo que a raça do meu cachorro é “Fila com vira-lata” hehe...
Ele se chama Dexter, em homenagem ao seriado (Ooooh! Um crente assistindo uma série sobre um serial killer??!! E ainda coloca o nome do cachorro o mesmo do personagem principal??!! Ooooh!). Amo meu cachorro. Ele é grande, esperto e gosta de brincar. Todos os dias, vou até o quintal, troco a água, coloco ração e fico alguns minutos com ele. A noite, pego uma cadeira, coloco lá fora e ele me faz companhia enquanto leio meus livros. Um bom amigo. Por mais que a gente brigue com eles, levem umas palmadas no bumbum para deixar de fazer o que estão fazendo de errado, eles sempre estarão  com a mesma atitude alegre de todos os dias, não importando o que aconteça.

Mas aí vem a questão: não é o mesmo que fazemos com Deus?

Vamos nos cultos, sentamos na cadeira e acompanhamos a palavra pela bíblia. Depois, esquecemos dEle. Quando algo dá errado, o primeiro a ser culpado é Ele. Somos ousados a ponto de repreender Deus com suas atitudes em nossas vidas. Mas o gozado é que Deus sempre vai estar sorrindo para gente. Sempre vai estar de braços abertos, esperando pelo nosso pedido de perdão, e Ele sempre disposto a perdoar.

É claro que vão aparecer os cristãos me julgando (já estão errando) por estar comparando Deus a um cachorro. Mas não estou. O problema é que em certos momentos, “tratamos” Deus como um simples cão. E isso é errado. Muito errado. Deus além de tudo de bom que já sabemos que Ele é, é nosso amigo. Jesus, em João 15:15, nos fala que deixamos de ser apenas servos, pois servos não sabem o que faz o seu senhor, e nos tornamos amigos, porque tudo quanto Ele ouviu do Pai, nos fez conhecer também.

Portanto, devemos deixar de tratar Deus como qualquer coisa. Assim como o cão pode morder quando se ver ameaçado, Deus pode agir com sua justiça quando alguém abusa demais de sua boa vontade.

Deus é misericordioso, bondoso, amoroso... mas tenho certeza que Ele tem seus limites também.

Leandro Onofre


Nenhum comentário:

Postar um comentário